Algoritmo


LRVPronto segue a metodologia apontada pelo Manual de Sinalização Horizontal do DENATRAN para elaborar projetos de Linhas de Estímulo à Redução de Velocidade.

O Manual adota duas hipóteses básicas. A primeira é que o movimento de um veículo, quando encontra a sinalização LRV, é do tipo uniformemente retardado. A segunda premissa é que as linhas devem ser posicionadas de tal forma que o intervalo de tempo, entre as passagens do veículo por duas linhas sucessivas, seja sempre o mesmo.

Com a primeira hipótese e uma vez definidos os valores de velocidade inicial, final e desaceleração, estará determinada automaticamente a distância que deverá ser percorrida pelo veículo para chegar à velocidade final pretendida e o tempo total necessário para percorrer esta distância.

Portanto, a posição relativa entre a primeira e a última linha já está fixada. Resta descobrir como será o desenho das linhas intermediárias, ou seja, quantas linhas serão e com qual espaçamento.

Para resolver este problema, é necessário descobrir o instante em que o veículo irá passar em cada uma das linhas, o que pode ser determinado com base na segunda hipótese. Existem duas formas de obter a solução.

Na primeira forma, o projetista fixa diretamente tal intervalo de tempo; daí decorre um certo número de linhas intermediárias entre as linhas extremas. É a forma indicada pelo Manual, que propõe adotar um intervalo igual a 1 segundo.

Na segunda forma, o projetista escolhe quantas linhas serão demarcadas. Dividindo-se o tempo total entre as linhas extremas pelo número de linhas decrescido de uma unidade, obtém-se o intervalo de tempo entre duas linhas sucessivas quaisquer.

Uma vez determinado o intervalo de tempo, por qualquer uma das duas formas, é possível calcular diretamente a posição de cada uma das linhas intermediárias.

É importante ressaltar que, conforme o Manual de Sinalização Horizontal, a última linha deve estar posicionada, no mínimo, a 2 metros da seção em que se deseja garantir a velocidade final, seção esta denominada seção de controle.