Entrada dos Dados

Sap é a distância, em metros, entre a via transversal do semáforo a montante e o ponto de ônibus. Deve-se considerar que o local do ponto de ônibus corresponde à frente do primeiro ônibus que está embarcando/desembarcando. Sap tem de ser suficiente para comportar o(s) ônibus que estão embarcando/desembarcando simultaneamente, pois senão esses ônibus parados estariam bloqueando a via transversal. A consistência do programa avisa se esta restrição não for cumprida. Traduzindo matematicamente, Sap tem de ser igual ou maior ao número de ônibus que o usuário considera que podem embarcar/desembarcar simultaneamente multiplicado pelo comprimento de cada veículo mais os espaçamentos entre a traseira do ônibus da frente e a dianteira do ônibus de trás, quando parados no ponto. PO2S considera que esse espaçamento é igual a 2 metros.

A sinalização semafórica em A é a que fica a montante do ponto. O tempo de verde que o usuário deve informar é o tempo em que A fica verde, dentro de um ciclo, para o movimento dos ônibus. O raciocínio é análogo para a sinalização semafórica em B, jusante ao ponto.

O fluxo dos ônibus corresponde ao número de ônibus que passa pelo local no período de uma hora. Se o usuário quer analisar um período de meia hora, por exemplo, basta multiplicar, por dois, o volume dos ônibus nesse intervalo.

Para preencher a velocidade dos ônibus, deve-se considerar a situação em que os ônibus circulam livremente sem nenhuma restrição à frente. Não há necessidade de se preocupar com as situações de aceleração e desaceleração. O programa adota uma velocidade padrão de 36 km/h (10 m/s) e o usuário pode alterar esse valor para seu caso específico, caso necessário.

O próximo parâmetro é o mais difícil de determinar. Trata-se do tempo médio que os ônibus levam para efetuar o embarque/desembarque no ponto em questão. Deve-se escolher o valor que reflete exatamente o tempo consumido no processo de embarque/desembarque; não deve ser computado, por exemplo, o tempo em que o veículo fica parado, após já ter servido o ponto devido a outro ônibus parado à sua frente. PO2S adota um valor médio igual a 13 segundos, mas o ideal é que se levante esses valores durante o período de projeto a fim de calcular uma média efetivamente representativa.

A seguir, é preciso informar quantos ônibus, normalmente, embarcam/desembarcam simultaneamente nesse ponto. Geralmente, esse número é igual a dois, que é o valor padrão adotado pelo programa, mas o usuário pode escolher também os valores um e três ônibus. Dificilmente, existe uma situação em que mais de três ônibus servem o ponto simultaneamente.

O programa adota o valor de 12 metros para o comprimento dos ônibus. O usuário pode alterar esse valor para melhor representar sua situação particular. Caso exista uma fração da frota que apresente valor maior do que esse (ônibus articulados, por exemplo), recomenda-se que se adote um comprimento equivalente, calculando-se a média ponderada a partir das porcentagens de cada tipo de ônibus e do comprimento de cada tipo.