ir para o conteudo principal

Engenharia, Operação e Educação de Trânsito

Semáforo para quem?

Lá estava eu, em férias, em Montevidéu. Mas, de repente, ao chegar a um cruzamento semaforizado, percebi que alguma coisa estava fora de lugar. Parei prá observar melhor a sinalização e me dei conta de que dois focos veiculares estavam voltados para uma aproximação pela qual não chegavam veículos.

pedestres montevideanos 2

 

pedestres montevideanos 3

Comecei a prestar mais atenção (disfarçando prá esposa não perceber que eu estava de férias das férias!) e logo descobri outros cruzamentos com os semáforos posicionados para ninguém. Não sei se dá para perceber nessas fotos que os grupos focais veiculares estão numa via de mão única, mas estão voltados para o lado contrário! Fiquei matutando o que poderia justificar essa sinalização até que comecei a desconfiar, o que foi confirmado depois por um taxista, que eles colocam esses focos adicionais em cruzamentos com um grande número de pedestres a fim de orientá-los. Em qualquer travessia que você for fazer, num cruzamento onde o volume de pedestres é muito grande, sempre terá à sua frente um grupo focal com a sinalização presente do movimento veicular paralelo à sua travessia. Esse grupo focal pode ser "verdadeiro" quando está realmente servindo ao movimento veicular a que se destina, ou "falso", quando é locado para atender apenas os pedestres.

Não estou muito seguro se concordo com a solução, mas que ela é engenhosa, lá isso ela é...

Notas & Notícias

  • Carro autônomo: veja 10 questões para entender a tecnologia.
  • Globo G1
  • Concurso para docentes.
  • UFC
  • Bicicleta elétrica vira vilã do trânsito.
  • Estadão
  • Uso de farol baixo nas estradas se torna lei,
  • Estadão
  • Projeto quer liberar fabricação de carro leve a diesel no País.
  • UOL Notícias
  • Simulador de direção não é um brinquedo.
  • Perkons
  • Hadad libera bike em ônibus fora do pico
  • Estadão
  • 7ª edição do Traffic Engineering Handbook do
  • ITE
  • Quatro em cada dez veículos de carga apresentam falha mecânica
  • Perkons
  • As 9 piores ciclovias do mundo.
  • Facebook
  • Denatran põe em consulta pública o Manual de Dispositivos Auxiliares e o Manual de Sinalização Temporária.
  • Denatran
  • 8º Prêmio CET de Educação de Trânsito.
  • CET
  • Juntos, airbag e cinto de segurança reduzem 60% o risco de ferimentos.
  • Perkons
  • Código de Trânsito Brasileiro completa maioridade.
  • Perkons
  • Passarelas e faixas reduzem riscos de atropelamentos.
  • Perkons
  • CET SP vai premiar projetos de Tecnologia da Informação.
  • Inscreva-se
  • Workshop de Transportes e Logística.
  • ANPET
  • 7,4 milhões de pessoas se deslocam para municípios próximos.
  • Perkons
  • Oportunidade para ser professor no MIT.
  • ANPET
  • XVII Congreso Argentino de Vialidad y Tránsito
  • 24 a 28 de outubro de 2016
  • ExpoVial
  • Pensando o formato das barreiras em função dos motociclistas.
  • vti
  • Testes de colisão ficarão mais rígidos.
  • Estadão