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Engenharia, Operação e Educação de Trânsito

Análise de ocorrências de acidentes de trânsito registradas por um Sistema CFTV

Francisco M. de Oliveira Neto, Waldemiro de Aquino P. Neto, Marcus Vinícius T. de Oliveira e Carlos Felipe G. Loureiro

Registro e análise dos acidentes de trânsito em Fortaleza, pela CTAFOR, utilizando seu sistema CFTV – Circuito fechado de TV. Determinação do desempenho operacional a partir de inferências estatísticas para as variáveis tempo de duração, tempo de atendimento e tempo de solução das ocorrências registradas.

20/Nov/2005

Experiências operacionais pós-implantação do sistema de Controle de Tráfego em Área de Fortaleza – CTAFOR

Marcus Vinicius Teixeira de Oliveira, Marcos José Timbó Lima Gomes, Hamifrancy Brito Meneses, Waldemiro Aquino Pereira Neto e Carlos Felipe Grangeiro Loureiro

Pesquisas desenvolvidas e experiências vivenciadas no período pós-implantação do Controle de Tráfego em Área de Fortaleza – CTAFOR, que tem por base a operação integrada de três sub-sistemas que utilizam tecnologia avançada de ITS (Intelligent Transportation Systems).

23/Jan/2006

Controle de Tráfego em Área de Fortaleza – CTAFOR: Uma Nova Experiência na Gerência do Trânsito

Francisco das Chagas Medeiros, Marcelo dos Santos de Luna e Carlos Felipe Grangeiro Loureiro

Um resumo do Projeto CTAFOR, concebido para melhorar a fluidez do trânsito em Fortaleza, através da instalação de três subsistemas operacionais: Controle de Semáforos em Tempo Real, Circuito Fechado de TV e Painéis de Mensagens Variáveis.

31/Mai/2007

Indicadores de desempenho para Sistemas Centralizados de Controle do Tráfego Urbano em Tempo Real

Hamifrancy Brito Meneses, Carlos Henrique Pires Leandro e Carlos Felipe Grangeiro Loureiro

A intensificação do congestionamento nas grandes cidades tem levado as autoridades a investir em alternativas menos custosas e mais eficientes de aumento de capacidade viária, como sistemas centralizados de controle semafórico. Contudo, uma correta alocação de recursos requer critérios para avaliar os objetivos estabelecidos. Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo apresentar uma discussão teórica e prática sobre a definição e o uso de indicadores de desempenho para avaliar objetivos de sistemas de gestão do tráfego urbano.

02/Fev/2009

Avaliação do uso de celulares e rádios troncalizados na operação do tráfego da cidade de São Paulo

Olímpio Mendes de Barros

O trabalho tem o propósito de comparar o modelo de comunicação utilizado pela Central da CET SP no passado - Rádio Troncalizado Analógico - com aquele empregado atualmente - Telefonia Celular. A partir daí justifica a proposta de um terceiro sistema, híbrido entre os dois analisados, analisando as vantagens e desvantagens sob os aspectos de uso e confiabilidade.

02/Fev/2009

Informação ao usuário em desvios de trânsito: O Caso do Túnel da Conceição em Porto Alegre

Marcos Feder e Carla Meinecke

Este trabalho aborda o tema da informação ao usuário em desvios de tráfego em zona urbana em função de obras no sistema viário. O objetivo principal é discutir a questão da sinalização de obras e rotas alternativas, bem como destacar a importância da informação ao usuário como forma de minimizar os transtornos, inclusive com a utilização de sistemas inteligentes de transportes (ITS). Por fim, é relatada a experiência vivida em Porto Alegre por ocasião das obras de manutenção do Túnel da Conceição.

02/Mai/2011

Cobrança de eventos – legislação, razões e critérios

Luiz Carlos Mantovani Néspoli e André Luiz Trigo de Aguiar

De modo geral, os eventos esporádicos são desenvolvidos com finalidade comercial ou contemplam apenas interesses de pequenos grupos da população. Assim, a partir da observação da dinâmica da ocupação do espaço viário urbano, seus beneficiários e seus reflexos sobre o restante da população, de 2003 a 2005 a CET desenvolveu estudos para implantar a cobrança dos custos operacionais dos seus respectivos promotores, distinguindo esses eventos daqueles rotineiros e que abrangem toda a população. Nesse período, foram desenvolvidas e descritas as bases e as primeiras ideias a respeito da forma de cobrança, dos procedimentos internos de atendimento e dos dispositivos legais e jurídicos necessários. Os estudos da CET foram abraçados pelo legislativo municipal que, em 18 de outubro de 2005, aprovou a Lei 14.072, que autoriza a CET a cobrar os custos operacionais pelos serviços prestados em eventos. Entendeu o legislador que os custos operacionais da CET, arcados e mantidos pelo orçamento municipal, deveriam se destinar tão somente àqueles serviços universais correspondentes às atividades de rotina e de interesse diário de toda a população da cidade, devendo o ônus relativo aos custos operacionais dos serviços decorrentes de esforços extraordinários recaírem sobre aquele que deu causa aos serviços. Este Boletim Técnico tem por objetivo apresentar como se desenvolveu o processo de implantação da cobrança de eventos: os procedimentos adotados, a metodologia de cálculo dos custos operacionais, bem como dados e informações estatísticas do período de vigência da legislação de cobrança de eventos, em especial do ano de 2007, os impactos gerados na comunidade promotora de eventos e as mudanças culturais ocorridas dentro da própria organização da CET.

23/Fev/2014

Vistoria Semafórica: situações vividas por um engenheiro

Luiz Ernesto de Azeredo

Tanto antes, como depois da implantação de um semáforo, uma etapa importante no processo de melhoria das condições de trânsito são as vistorias realizadas pelos profissionais da área. Programadas ou não, com esse trabalho em campo pode-se obter dados fundamentais para ajustes mais adequados nas programações semafóricas. Por outro lado, proporcionará ao profissional passar por situações de desenvolvimento pessoal e profissional. Neste artigo, Luiz Ernesto da EMDEC-Campinas, relata três experiências marcantes pelas quais passou em suas vistorias em campo.

23/Fev/2014

Painéis de Mensagens Variáveis

Cláudio Pires e Albuquerque de Souza

Painéis de Mensagens Variaveis – PMVs – têm se transformado nas últimas quatro décadas num dos meios mais eficientes e populares de aplicação dos conceitos de ITS. O histórico da evolução tecnológica dos elementos que compõem um PMV, conceitos teóricos de óptica e fotometria, bem como manuais e notas técnicas de procedimentos operacionais utilizados em outros países, fazem parte deste trabalho.

19/Fev/2015

Notas & Notícias

  • Carro autônomo: veja 10 questões para entender a tecnologia.
  • Globo G1
  • Concurso para docentes.
  • UFC
  • Bicicleta elétrica vira vilã do trânsito.
  • Estadão
  • Uso de farol baixo nas estradas se torna lei,
  • Estadão
  • Projeto quer liberar fabricação de carro leve a diesel no País.
  • UOL Notícias
  • Simulador de direção não é um brinquedo.
  • Perkons
  • Hadad libera bike em ônibus fora do pico
  • Estadão
  • 7ª edição do Traffic Engineering Handbook do
  • ITE
  • Quatro em cada dez veículos de carga apresentam falha mecânica
  • Perkons
  • As 9 piores ciclovias do mundo.
  • Facebook
  • Denatran põe em consulta pública o Manual de Dispositivos Auxiliares e o Manual de Sinalização Temporária.
  • Denatran
  • 8º Prêmio CET de Educação de Trânsito.
  • CET
  • Juntos, airbag e cinto de segurança reduzem 60% o risco de ferimentos.
  • Perkons
  • Código de Trânsito Brasileiro completa maioridade.
  • Perkons
  • Passarelas e faixas reduzem riscos de atropelamentos.
  • Perkons
  • CET SP vai premiar projetos de Tecnologia da Informação.
  • Inscreva-se
  • Workshop de Transportes e Logística.
  • ANPET
  • 7,4 milhões de pessoas se deslocam para municípios próximos.
  • Perkons
  • Oportunidade para ser professor no MIT.
  • ANPET
  • XVII Congreso Argentino de Vialidad y Tránsito
  • 24 a 28 de outubro de 2016
  • ExpoVial
  • Pensando o formato das barreiras em função dos motociclistas.
  • vti
  • Testes de colisão ficarão mais rígidos.
  • Estadão